
Para aqueles que não sabem, este blog já passou por várias fases. O nome já mudou duas vezes e a plataforma também. Comecei no Blogger mas, passado alguns anos, decidi testar os blogs do Sapo. Depois de alguns meses percebi que teria que mudar de plataforma novamente e regressei ao Blogger. A melhor opção seria o WordPress mas, devido a questões monetárias, tive que ficar pelo Blogger, pelo menos por agora.
Estas trocas todas tiveram consequências. Deram-me bastante trabalho e fizeram com que perdesse alguns seguidores, nomeadamente aqueles que me seguiam através da própria plataforma. Por isso mesmo, e como sei que esta é uma das questões que surge na cabeça de muitos portugueses quando decidem criar um blog, venho falar-vos da minha experiência nestas plataformas para que vocês possam decidir de forma mais simples. Afinal, “Blogger ou Blogs do Sapo?”.
Tema do blog e layout
No que toca à possibilidade de personalizar o aspecto do blog, o Blogger dá-nos mais liberdade que o Sapo Blogs. Se queremos mudar o tema no Blogger, podemos escolher entre os temas que o mesmo tem disponíveis ou podemos procurar temas através do Google e encontramos uma imensidade de opções, quer gratuitas, quer pagas. Para personalizar o tema no Sapo Blogs a escolha é limitada. Ou optamos por um dos temas disponíveis na plataforma (não tendo acesso ao código HTML do mesmo) ou a outra opção é aventurarmo-nos no mundo do CSS e personalizar o tema por completo à nossa maneira. Ainda assim, na plataforma podemos encontrar temas de vários estilos e até é provável que exista um que nos encha as medidas. Personalizar um tema destes nos Blogs do Sapo é realmente muito simples e basta saber ler para o conseguir fazer mas essa facilidade vem acompanhada de opções limitadas de escolha. Resumidamente, no que toca à personalização do layout, o Blogger está à frente do Sapo. O Blogs do Sapo será uma boa opção se não forem muito esquisitos e procurarem algo fácil.
O editor de posts
Os editores de posts de ambas as plataformas são semelhantes. Nos Blogs do Sapo existe a opção de criar tabelas de forma simples mas isso também pode ser feito no Blogger através do editor HTML. A razão principal que me fez abandonar os Blogs do Sapo estava relacionada com o editor de posts. Este editor não aceita certos códigos externos (como por exemplo o widget do Lookbook e por aí fora), eliminando-os.
A divulgação
Uma característica que faz muita gente optar por a plataforma do Sapo é o facto desta ter um local de divulgação das publicações que vai além das pessoas que nos seguem. Caso entrem na secção de blogs do Sapo, encontram os destaques e ainda uma barra cor-de-laranja com os últimos posts publicados, os mais lidos e ainda aquilo a que eles chamam de planetas. Os planetas são secções que apresentam posts de blogues de certos nichos. Quando estava no Sapo, pedi à equipa para ser adicionada ao planeta “Moda” e a equipa prontamente o fez. Embora não recebesse muitas visitas dessa área, acabava por receber sempre algumas. A melhor forma de receber visitas era ter um post destacado mas, pelo menos no meu caso, isso aconteceu apenas duas vezes.
A comunidade
Ambas as plataformas têm uma área de leitura de blogues, em que podemos acompanhar aqueles que estamos a seguir através da mesma. Aquilo que eu noto é que no Blogger tenho muitas mais pessoas a acompanhar o blog desta forma sendo que muitas pessoas que me comentavam anteriormente, deixaram de o fazer quando eu estava no Sapo e agora voltaram a fazê-lo. Pessoalmente, sinto que no Blogger recebo mais feedback. Para além disso, acho que o Sapo fará sentido se o objectivo for o público português. Se procurarmos leitores a nível internacional, o Blogger será uma melhor opção.
Para finalizar, gostaria de dizer que considero que ambas as plataformas são, de certa forma, semelhantes. O melhor será mesmo definir os nossos objectivos para o blog e, considerando as forças e as limitações de cada plataforma, tomar uma decisão. Espero que este post vos ajude!
Acompanhem-me também pelo Instagram! Podem fazê-lo aqui! ♥
Gostei bastante da tua explicação em relação as plataformas eu não percebo assim muito sobre isso!
Rêtro Vintage Maggie (http://retromaggie.blogspot.com/) | Facebook (https://www.facebook.com/retrovintagemaggie/) | Instagram (https://www.instagram.com/retro_vintage_maggie/)
One mistake bloggers or influencers make is not searching for this informations before we start blogging, this is same as comment system. ps-to-collaborate-successfully-with.html
New post
https://www.melodyjacob.com/2018/10/5-ti
O Blogger parece-me melhor pelo simples facto de pertencer à google e, consequentemente, aparecer nos resultados das procuras no motor de busca com muita mais facilidade!
Não necessariamente. Acho que isso depende do tema escolhido e do número de artigos escritos sobre esse assunto, assim como o SEO. Um post no Blogger com mau SEO não vai aparecer antes de um do Sapo com SEO direitinho. 🙂
É uma questão que deve ser abordada aquando da criação de um blog. A plataforma pode infuenciar bastante o resultado que obtemos. 🙂
Ainda bem que gostaste da minha explicação. Obrigada!
Eu estou no blogger e ainda não senti necessidade de mudar…
Isabel Sá
Brilhos da Moda (http://brilhos-da-moda.blogspot.pt)
eu nunca usei o SAPO blogs, mas percebo que a plataforma tem vantagens por causa da integração no SAPO….
pessoalmente, tendo usado sempre o Blogger, se fosse mudar agora era para wordpress que é o standard da industria…
http://tehteh25.blogspot.com
xoxo
Oi ana,
Eu nem conhecia esse sapo blog, mas lembro que foi uma duvida imensa quando eu fui montar o meu, plataforma é uma coisa bem complicada e vai de pessoa para pessoa, tentei imigrar para wordpress por conta ja ter uma experiencia anterior (um bloguinho bem pequeno) com ele mas depois de um tempo não consegui dispensar o blogger, e optei por ele mesmo até os dias de hoje.
Me sinto mais confortavel com a edição, e formatação. Sem contar que existe um grande esfera que atua la, eu simplesmente amo hahahah <3 Mas amei seu post, deu para sanar muitas duvidas, e vai ajudar o pessoal novo que está entrando no mundo blogosfera agora uhuuuuu
Amei o post, bjs de estrela
ja segui o blog
❤️http://dosedeestrela.blogspot.com/❤️
Olá Samanta! Obrigada pelo teu comentário. É normal que não conheças o SAPO blogs uma vez que se trata de uma plataforma de blogs portuguesa.
Seria apenas uma opção para quem queira produzir conteudo para um publico portugues 🙂
Eu ainda não tentei o WordPress mas quando o fizer será o WordPress.org, apenas nao o fiz até hoje por questões monetárias! Beijinho
Eu mudei para o SAPO Blogs e embora gostasse da plataforma, senti-me limitada e decidi voltar para o Blogger.
Se mudar outra vez será para o WordPress também, mas só no futuro…
Eu comecei pelo sapo blogs e depressa mudei para o blogger 🙂 Não podia estar mais de acordo contigo.
Comecei a seguir. Um beijinho
https://amaria-do-mar.blogspot.com/
Amazing!!
https://julesonthemoon.blogspot.com/
Nunca experimentei o Sapo. Sempre me mantive no Blogger 🙂
Um beijinho grande*
Vinte e Muitos (https://20muitos.blogspot.com/)
obrigada pelo comentário <3
acho esta publicação ótima 😀
http://www.pinkie-love.com (http://www.pinkie-love.com/)
Achei este post muito interessante porque sempre achei que o blogger era melhor porque havia mais gente que eu conhecia a usá-lo, de maneira que nunca percebi muito as diferenças entre este e o sapo, mas fiquei super esclarecida 🙂
https://sixmilesdeeper.blogspot.com/
Bem… Nunca utilizei nenhuma das plataformas, mas gostei imenso de aprender sobre elas… Decidi atirar-me de cabeça e utilizar o wordpress.org com um domínio pago… Até agora não me arrependo porque tenho imensas opção, que pelo que percebi também é possível ter com o Blogger…
Beijinhos,
I'm Patrícia Silva (http://www.impatriciasilva.com/) 😘