blogger vs sapo blogs qual escolher

Para aqueles que não sabem, este blog já passou por várias fases. O nome já mudou duas vezes e a plataforma também. Comecei no Blogger mas, passado alguns anos, decidi testar os blogs do Sapo. Depois de alguns meses percebi que teria que mudar de plataforma novamente e regressei ao Blogger. A melhor opção seria o WordPress mas, devido a questões monetárias, tive que ficar pelo Blogger, pelo menos por agora.   

Estas trocas todas tiveram consequências. Deram-me bastante trabalho e fizeram com que perdesse alguns seguidores, nomeadamente aqueles que me seguiam através da própria plataforma. Por isso mesmo, e como sei que esta é uma das questões que surge na cabeça de muitos portugueses quando decidem criar um blog, venho falar-vos da minha experiência nestas plataformas para que vocês possam decidir de forma mais simples. Afinal, “Blogger ou Blogs do Sapo?”.  

Tema do blog e layout

No que toca à possibilidade de personalizar o aspecto do blog, o Blogger dá-nos mais liberdade que o Sapo Blogs. Se queremos mudar o tema no Blogger, podemos escolher entre os temas que o mesmo tem disponíveis ou podemos procurar temas através do Google e encontramos uma imensidade de opções, quer gratuitas, quer pagas. Para personalizar o tema no Sapo Blogs a escolha é limitada. Ou optamos por um dos temas disponíveis na plataforma (não tendo acesso ao código HTML do mesmo) ou a outra opção é aventurarmo-nos no mundo do CSS e personalizar o tema por completo à nossa maneira. Ainda assim, na plataforma podemos encontrar temas de vários estilos e até é provável que exista um que nos encha as medidas. Personalizar um tema destes nos Blogs do Sapo é realmente muito simples e basta saber ler para o conseguir fazer mas essa facilidade vem acompanhada de opções limitadas de escolha.  Resumidamente, no que toca à personalização do layout, o Blogger está à frente do Sapo. O Blogs do Sapo será uma boa opção se não forem muito esquisitos e procurarem algo fácil.  

O editor de posts

Os editores de posts de ambas as plataformas são semelhantes. Nos Blogs do Sapo existe a opção de criar tabelas de forma simples mas isso também pode ser feito no Blogger através do editor HTML. A razão principal que me fez abandonar os Blogs do Sapo estava relacionada com o editor de posts. Este editor não aceita certos códigos externos  (como por exemplo o widget do Lookbook e por aí fora), eliminando-os.  

A divulgação

Uma característica que faz muita gente optar por a plataforma do Sapo é o facto desta ter um local de divulgação das publicações que vai além das pessoas que nos seguem. Caso entrem na secção de blogs do Sapo, encontram os destaques e ainda uma barra cor-de-laranja com os últimos posts publicados, os mais lidos e ainda aquilo a que eles chamam de planetas. Os planetas são secções que apresentam posts de blogues de certos nichos. Quando estava no Sapo, pedi à equipa para ser adicionada ao planeta “Moda” e a equipa prontamente o fez. Embora não recebesse muitas visitas dessa área, acabava por receber sempre algumas. A melhor forma de receber visitas era ter um post destacado mas, pelo menos no meu caso, isso aconteceu apenas duas vezes.  

A comunidade

Ambas as plataformas têm uma área de leitura de blogues, em que podemos acompanhar aqueles que estamos a seguir através da mesma. Aquilo que eu noto é que no Blogger tenho muitas mais pessoas a acompanhar o blog desta forma sendo que muitas pessoas que me comentavam anteriormente, deixaram de o fazer quando eu estava no Sapo e agora voltaram a fazê-lo. Pessoalmente, sinto que no Blogger recebo mais feedback. Para além disso, acho que o Sapo fará sentido se o objectivo for o público português. Se procurarmos leitores a nível internacional, o Blogger será uma melhor opção.

Para finalizar, gostaria de dizer que considero que ambas as plataformas são, de certa forma, semelhantes. O melhor será mesmo definir os nossos objectivos para o blog e, considerando as forças e as limitações de cada plataforma, tomar uma decisão. Espero que este post vos ajude! 

Acompanhem-me também pelo Instagram! Podem fazê-lo aqui! ♥